Os 5 Livros da LEI (Torah ou Pentateuco)

VI )O Antigo Testamento; Esboço

       A)5 Livros da Lei (Pentateuco)

Gênesis – Êxodo –Levítico – Números –Deuteronômio
                     Os cinco primeiros livros da  Bíblia foram escritos por  Moisés (II Cr 34.14  e Jo 5.45,46),entre 1445 e 1405 anos aC.(antes de Cristo).


                     A Torá dos hebreus.Nos manuscritos hebraicos,estes cinco livros formam um só pergaminho contínuo e sem divisão.Na  Septuaginta (250 a.C.) aparece dividido em cinco livros,com os títulos reconhecidos atualmente.

Gênesis (início, princípio, origem)
                        O primeiro livro trata do início de tudo.Do mundo,da criação,do primeiro homem,da primeira família,da primeira lei,do primeiro pecado,das primeiras sentenças e promessas de redenção,do primeiro assassinato,do primeiro livramento através de Noé,da escolha de Abrão para o início de uma nação escolhida e o primeiro ato de fé relacionado a expiação por Cristo através de (agora) Abraão quando ofereceu seu filho Isaque em sacrifício vivo.A história dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó ,e como sua descendência foi morar no Egito com Jose,dando a continuação para o livro de Êxodo.


Origem das 12 tribos de Israel
Os Filhos de  Abraão   com;
  
Mãe Agar                           Mãe  Sara                                              Mãe    Quetura
gerou                                      gerou                                                       gerou
Ismael                                        I                                                Zinrã – Jocsã – Medã
                                  Isaque                                          Midiã – Isbaque – Suá

Os Filhos de Isaque  com ;                           
                                                          Mãe  Rebeca
                                                                gerou
 Esaú          e                                /

                   Jacó (Passou a chamar-se Israel)

 Os Filhos de Jacó com;

 Mãe Leia(Léa)                      Zilpa(serva)        ---        Mãe Raquel                 Bila(serva)
      gerou                                   gerou                                   gerou                             gerou
        Rúben                               Gade                                     José                                Dã
        Simeão                               Aser                                  Benjamin                      Naftali
         Levi
         Judá
         Issacar
        Zebulom
        (Diná)

Dos doze filhos de Jacó ,do qual seu nome foi mudado para Israel,originaram-se as doze tribos que formam a nação de Israel.

Êxodo(saída)
                        O livro mostra como o povo de Israel cresceu no Egito durante 400 anos e passou a ser perseguido e oprimido pelo faraó, seu sofrimento, a preparação por Deus de um libertador (Moisés),a luta contra o opressor,o livramento,as provas no caminho para a terra que o Senhor prometeu a eles,o pacto de Deus com o povo de Israel e as normas para ser construído o Tabernáculo.

Levítico;
         O livro de Levítico recebeu este nome porque trata das leis de como adorar e as maneiras e porquês do povo de Israel oferecer sacrifícios no Tabernáculo a Deus,normas de conduta e moralidade. 
         Importante relembrar,que os cinco primeiros livros escritos por Moisés,na verdade,não eram cinco,mas apenas um (a Torah) este livro foi dividido em cinco partes e nomeados assim na SEPTUAGINTA por características de cada parte.


Números;
  O livro de Números ,por sua vez ,esta relacionado principalmente com as contagens feitas no cap. 1 e no cap.26.Nele se narra a história da caminhada do povo de Israel desde o monte Sinai até o rio Jordão com duração aproximada de 38 anos.


Deuteronômio;
  Nesta parte da Torá,Moisés relembra os acontecimentos no deserto, repassa as leis,dá instruções  para se viver na nova terra e se despede do povo.Aqui surge o novo líder :Josué.Apenas Josué e Calebe,daqueles que saíram do Egito,entrariam  na Terra prometida,os outros seriam os descendentes de todos os que sairam do Egito. 
        

21 comentários:

  1. Olá, Sr Edson, a paz de Cristo! Sou uma convertida recente, mas amo a bíblia. estou buscando mais conhecimento acerca da palavra de Deus. Gostei do seu blog. Louvo a Deus por ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz do Senhor Jesus Cristo amada, vi o seu comentario e gostaria de te indicar alguns homens de Deus pará que a sua caminhada no evangelho seja grande;blindada contra as astucias do inimigo analise as escrituras amada para crescer em conhecimento e o nosso alimento é a palavra e a oração ..veja os videos no youtube pastor Paulo junior ,pastor Paul Washer são homens de Deus .

      Excluir
    2. Obrigado irmã.Faz tempo que não posto pq a faculdade e o trabalho me comem todo o meu tempo.A intenção do blog não é de achar que eu sei tudo,sei que sei pouco mas o que falta nas igrejas ,infelizmente é a base de conhecimento físico da Bíblia.Como vc vai crescer no conhecimento da Palavra,como vai guerrear se não conhece a sua arma e não sabe atirar com ela?? Se vc conhece a Palavra e sabe como crescer no seu relacionamento com o Criador,difícilmente vc vai ser levada a enganos por homens que se utilizam dela para aprisionar vc a vontade deles e não de Deus.Não se iludirá com falsos profetas e pastores que não foram colocados no Ministério por Deus.Conheça sua espada,saiba como utilizá-la para conhecer o seu Senhor e a vontade d'Ele em sua vida.Conheça outras fontes de conhecimento,mas compare-as com o que a Bíblia diz .A Bíblia é seu mapa,conheça caminhos ,mas veja se eles são reais comparando com a Palavra,se não forem siga o seu MAPA e jogue fora os outros caminhos.Deus abençoe vc.O Wesley indicou o pastor Paulo Jr.Conheço um pastor Paulo Jr que é mesmo uma benção e esta inclusive na net.Paul Washer não conheço ainda ,mas vou vê-lo e ouví-lo .A Bíblia diz;"examinai tudo e retem o que é bom".Faça isso,examine tudo,compare com a Palavra e ,se for condizente com a Palavra ame,abrace e viva. Abraço

      Excluir
  2. É maravilhoso ter conhecimento aprofundado da palavra de Deus, continuem repartindo conhecimento, oramos para Deus abençoar mais e mais este Blog

    ResponderExcluir
  3. Amei as postagem bem explicado, gostei mesmo, espero voltar a visitalos sempre que precisar

    ResponderExcluir
  4. Amei as postagem bem explicado, gostei mesmo, espero voltar a visitalos sempre que precisar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe você e te de sabedoria divina para dicernir as coisas do Pai.

      Excluir
  5. Oque está faltando com o povo de hoje em dia e a falta de intimidade com o pai,buscao cura,profecias,prosperidade,e outras coisas mas não buscao morrer,morrer para o pecado,morrer para o mundo e viver o verdadeiro reino de Deus,muitos tem conhecido Deus como criador provedor e muitas outas coisas,mas não o conhecem como PAI,não conhecem a paternidade de DEUS,Paternidade gera identidade e identidade gera destino.todos o filho erda as características do pai,Você as características de Deus,tudo começa em nossa casa com nossa família,as características de um pai moldam o ambiente de sua casa,como os seus filhos olham para você,oque sua esposa pensa de você,como está a sua casa,não leia a biblia,medite nela,sabedoria e graça tem que andar no mesmo nível.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de tudo aqui, estava procurando uma coisa e achei outra coisa,que o Eterno Adonei abençoe sempre vocês.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de tudo aqui, estava procurando uma coisa e achei outra coisa,que o Eterno Adonei abençoe sempre vocês.

    ResponderExcluir
  8. Quem é o escritor deste blog? Por que não aparece aqui?

    ResponderExcluir
  9. Muito bom se aprofundar a palavra do senhor.

    ResponderExcluir
  10. Onde entra a descendencia de Ismael?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Amei seu resumo, me ajudou muito a fazer o resumo da Escola Bíblica Dominical.
    Por gentileza pode me mandar um resumo sobre cada livro da Bíblia sagrada desse mesmo modo que fez com o pentateuco. Eu simplesmente amei a forma simples de explicar,me ajudou muitíssimo .
    Quero me aprofundar na palavra e isso vai ser de muita valia. Grata 😊🙌🙇‍♀️

    ResponderExcluir